Páginas

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Procura-se uma Profissão!


Futuro de uma pessoa pode ser determinado pelas escolhas que ela faz, tanto na vida pessoal quanto profissional.

Há alguns anos atrás, todos que batessem à porta de um escritório de orientação vocacional, com o objetivo de descobrir a profissão que deveria seguir, sairia de lá com uma resposta.
Bastava preencher um teste de múltipla escolha para que,com base nele, um psicólogo lhe desse o veredito: quase sempre uma profissão associada aos hobbies ou interesses por ele declarados. Atualmente, o processo é um pouco mais demorado e menos superficial.

Hoje alguns psicólogos levam em conta o cruzamento de interesses e a personalidade do jovem.

Os serviços de orientação vocacional, oferecidos por institutos, clínicas e departamentos de psicologia de universidades, podem levar de um a dois meses e ser prestados individualmente ou para mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Na maior parte das vezes, incluem avaliações psicológicas, estudo de carreiras e de mercado de trabalho, discussões sobre expectativas pessoais e dinâmicas de grupo(que neste caso tem por objetivo principal fazer a Pessoa se conhecer melhor).

Hoje ao contrário do que ocorreria no passado, a Pessoa sai de lá com uma lista de diversas opções de carreiras, cuja natureza e perspectiva agora se conhece, que podem combinar com seus desejos e seu temperamento .

Antigamente, o orientador apontava um caminho. Hoje, ele ajuda o jovem a encontrá-lo. E para isso, o melhor mapa é o autoconhecimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário