Páginas

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Viver a Vida X Construir um Futuro

Quando discuto este assunto com amigos e colegas a questão que mais vem à tona é que ao "viver a vida adoidado" o indivíduo não constrói nada, vive irresponsavelmente como um adolescente que só pensa em curtir a vida...

Quando eu próprio era adolescente, a idéia era essa, carpe diem pra mim era curtir a vida como se não houvesse amanhã. o interesse pelo tema e as responsabilidades da vida me fizeram com o tempo entender que a filosofia carpe diem não está relacionada ao conceito de viver a vida irresponsavelmente como se não houvesse amanhã, esta é uma distorção comum do entendimento do tema feita por pessoas que não conhecem a filosofia.

Se você assistir filmes como Feitiço do Tempo (Groundhog Day) ou Sociedade dos Poetas Mortos (Dead Poets Society) você entenderá melhor o que quero dizer. Aproveitar o momento não significa esquecer que existe um futuro e que temos a responsabilidadede construí-lo.

Aproveitar o momento significa viver com os 5 sentidos, aproveitar as oportunidades que a vida oferece , não desperdiçar suas preciosas 24 horas do dia com atividades banais que não fazem diferença nem agora no presente, nem no futuro.

O conceito de "Aproveitar a Vida" ao meu ver é na verdade um pouco distorcido, além de ter uma conotação diferente para cada Pessoa. Aproveitar a vida para minha irmã de 15 anos é ficar horas na frente do computador teclando com amigos e paqueras, e aos fins de semana sair com as amigas. Para meu vizinho namorar, zuar e jogar um futebol com os amigos de vez em quando. Para uma colega escalar, fazer trilhas e viajar sempre. Não vou dizer que um esta certo e outro errado, pois cada um tem o direito de fazer o que quiser, não é bem esse ponto. A questão é aproveitar a vida dentro da filosofia carpe diem pouco tem a ver com atividades de lazer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário